Resenha: Azeitona por Bruno Miranda


 Oi gente! Tudo bem com você? Espero que sim!

 Quanto tempo, não é mesmo? Fiquei meeeeses sem postar nada de novo aqui, talvez porque eu estava em uma ressaca literária muito forte que não me deixava ler nem os livros para aula de literatura ou porque eu estava sem comprar livros novos - mesmo tendo uns aqui em casa que eu não li ainda. 
 Eu senti muita falta de vocês e espero que vocês tenham sentido minha falta também. Eu estava aqui pensando no que escrever no post de hoje, uma resenha ou falar o que eu comprei na bienal? Até que decidi fazer a resenha desse livro incrível que eu li faz pouco tempo. 

                                                       ***

  O livro Azeitona foi escrito pelo Bruno Miranda, o dono do canal Bubarim no YouTube, porém eu o acompanho desde da época que ele tinha o MinhaEstante. Ele é super engraçado e eu adoro ele. Confesso que quando ele falou do livro dele eu não dei muita importância, pois na época estava na ressaca e não tinha muito dinheiro, então não ia me animar muito com algo que não ia comprar, mas quando ele soltou um video lendo o primeiro capítulo, eu super me interessei e logo pedi pro papaizinho comprar junto com um livro da escola (que por acaso eu não li). O livro é incrível e eu poderia sentar horas e ficar falando dele.

                                                                                                                  

 Aqui nesse livro vamos acompanhar a vida do Ian, um garoto solteiro que está no Ensino Médio e que depois que foi abandonado pelo pai e a mão morreu, começou a ser criado pela irmã Iris, que a propósito está grávida. 
   A história em si começa quando o Ian está esperando sua irmã em uma consulta de rotina para acompanhar a gravidez dela e uma mulher oferece uma proposta para ele - imaginando que ele será pai - participar do programa televisivo Novos Pais, onde pais adolescentes mostram como é a vida com a gravidez, ou para alguns, a vida com a criança já nascida. 
  Você deve imaginar: Ele não deve aceitar, não é? Ele não vai ser pai, na verdade, ele nem namora!  
Mas me diz uma coisa. Ia ter graça se ele não aceitasse? Óbvio que não! Então o Ian aceita e ainda coloca uma garota desconhecida nessa roubada também. E agora? 
   Aí você deve estar se perguntando porque os dois topam participar do programa? DINHEIRO! O Ian sabe que Iris desistiu de várias coisas para poder cuidar dele e ele quer retribuir agora que ela está se formando finalmente na faculdade e está esperando um bebê. Já Emília, a desconhecida que Ian coloca nessa mentira gigante, não quer retribuir nada a ninguém. O que ela quer é sair de casa. Estar longe da mãe, a pessoa com quem ela tem uma convivência que não pode ser considerada muito boa. 
  E agora, Ian e Emília estão nessa história juntos, fingindo serem namorados e o pior: mentindo que ela está grávida. Agora se você quer saber como eles vão sair dessa ou vão seguir com essa história, você precisa ler e se divertir com esse pessoal que, PELOAMORDEDEUS, só se mete em confusão.
                                                                            


  A narrativa é boa e interessante. Ela é em terceira pessoa, o que é muito bom, pois dessa maneira podemos acompanhar a visão do Ian e da Emília. As conversas não são forçadas e a história flui muito bem. Adorei a escrita do Bruno! Quero ler muito mais livros dele. Lança mais!!!!!
                                                                                     
                                                           
  O Ian é um garoto simples. Não é mesquinho e não quer ser rico, o que ele apenas quer é recompensar a irmã pelos cuidados que ela teve com ele. Ele é um pouco indeciso e isso me irritou um pouquinho. A demora para ele falar com a Emília me deixou com uma raivinha. tudo bem que ele não conhecia ela direito, mas cara... É só chegar e falar as coisas. Mas no final do livro, eu senti o que ele sentia. Me emocionei com o jeito que ele lidou com a situação. 
  A Emília, é uma garota normal e eu nem vou falar muito dela para não estragar o livro. O que posso dizer é que ela é uma garota simples, mas que deseja sair de casa para poder viver um pouco melhor, já que sua situação com a mãe não é das melhores. Elas não vivem brigando, mas não é aquela que dá inveja. 
  Os outros personagens são meio que surpresa, mas pessoas como a Iris são bem construídas e não senti falta de nada em nenhum deles. 
                                                                      


  O livro é emocionante, cômico, real e ao mesmo tempo surreal. Eu senti as ironias do Bruno durante o livro. Em vários momentos me senti como se estivesse lendo um roteiro para um vídeo dele - e não, isso não é uma coisa ruim. Ao todo foi um livo incrível. Senti falta de uma aprofundação de uma coisinha que acontece no final do livro, mas entendo que isso não era o foco do livro. O livro realmente fala sobre relacionamentos familiares e eu me identifiquei em vários deles. 
  Amei esse livro e recomendo a todos!
                                                        


 Gente, espero que tenham gostado dessa resenha. Eu esqueci um pouco sobre esse mundo de blog, mas sei que vocês vão me ajudar. Por hoje é isso e não se esqueçam de se inscrever no blog e todas as redes sociais dele! Um grande beijo e nos vemos no próximo post - que não vai demorar muito. 

Fan page (clique aqui)
Instagram (pessoal) (clique aqui)

Instagram (do blog) (clique aqui)

2 comentários:

  1. Que bom que postou, eu realmente estava com saudade das suas resenhas e postagens e me interessei ainda mais por esse livro, espero que não desista do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário! Realmente me animou para voltar! Ano passado foi um ano muito complicado com diversos acontecimentos difíceis! Mas com certeza vou voltar!!!!!

      Excluir

Comente o que está pensando!